A Veterinária não é só isso...

Essa semana uma série de colegas postou a seguinte mensagem em seus perfis do Facebook, o que me deixou um tanto triste:

"Eu nunca vi um pediatra pegando uma criança na rua pra levar pra casa, um geriatra adotando um idoso de um abrigo, um engenheiro construindo casa pra sem teto, um advogado tirando alguém da cadeia só porque é gente boa, um dentista dando prótese a quem não tem dente, dono de mercado dando cesta básica a quem passa fome... Nenhum profissional de saúde dá olhadinha em porta de consultório ou no meio da rua. Nenhum médico que se preze dá consulta e receita remédios pelo telefone. E todo mundo faz juramento! Fico pensando por que as pessoas acham que o veterinário tem obrigação de adotar animais e dar consultas de graça!!! Se vc concorda, clica em curtir e publique em seu mural!!"


Em resposta a essa infeliz postagem, escrevo seguinte:


A Medicina Veterinária vai muito além de fazer um trabalho e receber por ele. Se eu quisesse me comparar a um médico humano ou qualquer outro profissional desse tipo, com toda certeza não estaria fazendo Medicina Veterinária. Quem vai pagar por um procedimento em uma coruja encontrada nos fundos de uma casa com a asa quebrada? Ou quem será o responsável pelos cuidados de uma serpente atropelada? Deixarei um cão de rua morrer pelo simples fato dele não ter um dono que possa pagar?

Nem tudo se resume a dinheiro caros colegas, não na Medicina Veterinária.

Não estou pregando que adotemos todos os cães de rua ou coisa parecida, mas está ao nosso alcance prestar socorro em algumas situações, e ficarmos gratos por ajudar na reabilitação de mais um animal, e não por ver a cor do dinheiro em nossas mãos.

Não é questão de obrigação, é questão de amor a profissão e aos animais que são o motivo da mesma! 

3 Já Comentaram:

C.W.M.Oliveira disse...

parte de uma intenção, uma iniciativa(ação), um caráter ainda em seleta existência, meu velho. Só mesmo quem trabalha a força, faz uma coisa só por dinheiro. Rebateu com verdade nas palavras!

Alô, Liberdade! disse...

se podemos ajudar, porque não, né?

Visita a gente!
Raíza H.

Thiago Augusto Maciel disse...

Acho que nem a Medicina Veterinária, nem a Medicina de pessoas deve ser vista como uma máquina de fazer dinheiro. Se eu fosse veterinário, não deixaria morrer um animal por ele não ter dono, e como sou médico, acho um absurdo e uma falta de humanidade, outros profissionais deixarem de prestar atendimento à pessoas que não tem como pagar. Há coisas na vida que não se pagam com dinheiro...

Gostei da postagem.
Abraço.